domingo, 7 de abril de 2013

amargo

Não lembro da primeira vez que tomei um chimarrão, mas lembro perfeitamente da primeira vez que fiz um....
A mãe de plantão no hospital, a mana na casa de algum amigo.....uma das primeiras vezes que fiquei sozinha em casa....bateu aquela vontade de tomar um mate e eu fui....tentando visualizar como o pai fazia....
Depois de ter tomado um ou dois liguei pra ele, mal sabendo o que dizer....oras...ligar pra dizer que fez um mate!
Desde então a cuia tem sido uma boa amiga....
Não só nas horas de estudo, mas e algumas noites viradas com os amigos, nas manhãs, tardes e até nas noites nas casas dos tios.....
Tem coisa melhor d que depois de 6 horas de viagem sentar na varanda da Kika e tomar um chimas...conversar sobre a vida....acho bem difícil....
Mas não só pela erva...pela água e pela bomba....
A cuia é minha parceira mesmo sem nada disso.....
Aprendi  que não tem coisa que me acalme...organize a minha mente e acalme a minha ansiedade quanto curar uma cuia.....
A cada fase nova eu compro um pedaço de porongo e fica dias, as vezes semanas trabalhando ele, bem como o meu pai fazia.....
Parece que enquanto eu me ocupo com a cuia ele se ocupa organizando tudo aqui dentro....aquietando sentimentos....aconchegando......apoiando decisões.....clareando as minhas ideias....
É depois de já ter enchido o galho de pitangueira de cuias, de vários formatos e tamanhos me dou conta de que a cuia, ou o processo de cura da cuia tem uma baita importância pra mim....agora ficou claro do pq as vezes passo mais de ano sem comprar porongos e pq tem épocas que mal termino uma e já estou comprando outra.....
E de onde veio o clik? Do porongo que virou meu ontem e ta lá na pia da cozinha sendo tratado pra logo produzir um bom dum mate, reconfortante.

Nenhum comentário: