quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Privacidade #sqn

Não faz muito tempo li um texto do meu afilhado sobre a privacidade nas redes sociais. ......
me chamou a atenção a maturidade e clareza do piá.... 
Sei que o assunto é bem batido, ainda mais dentro da comunicação, mas me admirou o fato de alguém de 14 anos ter mais consciência da amplitude do mundo virtual do que muitos dos meus colegas e até de algumas pessoas que trabalham com segurança "no mundo real".

lembrei de outro texto que li e que explicava os motivos do autor (não me lembro quem) tirar as fotos dos filhos que havia publicado até aquela data pelo respeito a privacidade deles, por ter se dado conta de os filhos tem futuro e que podem não gostar das fotos que ele publicou, ou sentirem-se mal por terem seu nome ligado a certas imagens....

confesso que quando li o texto me choquei, pensei a sério em tirar as minha publicação a respeito dos meus sobrinhos da rede....mas cerca de cinco minutos depois (antes de apagar qualquer conteúdo) me dei conta que eu sempre tomei cuidado com o que publico sobre ou com eles....por que pra mim eles não são bebês fofos ou criancinhas meigas....eles são pessoas...pessoas que eu amo e respeito.....

o pequeno ainda não tem como se manifestar quanto a isso, mas muitas das vezes que publico algo da "guriazinha" é ela que pede "bota no face" ou "bota no face e marca a vó pra ela ver..." ou coisas do tipo e sempre que eu decido que algo dela/com ela deve ir pro face pergunto se posso e quem decide é ela...
dias atras no aniversário do irmão dela pedi pra tirarmos uma foto, nós duas....no meu celular mesmo...como incentivo uma amiga disse "pra tia por no face" e ela respondeu "mas só pra vó, pra mãe, o pai e os meus dindos verem...ta?" a foto não foi pro face...por mais que eu tenha achado ela linda.

tenho visto também conhecidos que mudaram e-mails, blogs e tudo mais de empresa escolhendo as que tem servidor sediado no brasil em função do escândalo da espionagem americana.

mas sinceramente....alguém ainda tinha esperança de privacidade na internet? 
mesmo com os anúncios sendo tão precisos e chegando no exato momento que tu tava pensando em comprar aquele produto? 
ou quando teu e-mail te "diz": você selecionou fulano e beltrano, essa conversa não interessa a sicrano? 
ou mesmo ele te alerta "você escreveu 'em anexo' mas não selecionou nenhum arquivo, deseja enviar assim mesmo?" 
em um mundo que os celulares prometem anteceder os teus pensamentos, indicando a onde ir ou o que fazer de acordo com a tua geolocalização e teus comportamentos anteriores?

mas ok...talvez seja a minha ligação com a publicidade que me faça conhecer algumas técnicas ou essa noção venha da influencia de um professor dizia "nenhuma marca tem a opção de não estar no face, a opção é ter o poder de gerenciar a sua imagem ou deixar que os consumidores assumam essa função da forma que acharem mais apropriada".

antes ainda de todos esses textos eu tinha ido a uma seleção de estágio onde o entrevistador me disse " sei muito mais de ti do que tu imagina, já andei no teu blog e no teu facebook".

eu ri.....
assim como ri a alguns dias quando fiquei muito braba com algo e ouvi a minha mãe dizer "tu não vai escrever sobre no face! isso é algo pra ti resolver internamente...ou no máximo conversando com algum amigo beeem próximo".

mas né...eu sei bem o que eu publico ou não....

tenho bem consciência que se meus empregos futuros não dependerem de "migos" do face no mínimo o meu comportamento na rede vai passar pelo crivo do recrutador, do setor de rh ou de outra pessoa da empresa....e possivelmente tenha mais importância na decisão do que indicações e referencias de pessoas que me conhecem e são ligadas aos possíveis contratantes....

obvio que não foi sempre que tive tanta noção...
confesso que um dos maiores baques que tive nesse sentido foi em um encontro com uma prima da minha mãe, que eu não via a uns 2 ou 3 anos...
ela que até onde eu sabia não circulava muito na internet mas em meio a uma conversa comentou sobre um texto do meu blog...isso na época que eu nem compartilhava as publicações no face, no orkut ou em outro lugar, apenas avisava um ou outro amigo que já conhecia o endereço....e o pior...ela continuou e comparou o primeiro texto que tinha citado com outro sobre o mesmo tema....
não...não lembro quais eram os textos, mas essa cena já tem uns 3 ou 4 anos....

sei que no fundo, depois disso sempre penso muito antes de publicar...antes de curtir alguma coisa que possa ser mal interpretada....

tenho consciência que assim como o meu amigo de infância que conhece todo o contexto da história, algum professor (ou vários deles) podem acabar lendo comentários que publico, ou o meu chefe, meus tios e até a minha avó....e assim como podem ler e não entender podem resolver comentar de acordo com as suas percepções e isso tende a virar uma bola de neve que vai ser difícil de desmontar....

ainda me surpreendo com a falta de noção das pessoas nas redes sociais....
por que sim, tenho conhecidos que escrevem em seus blogs detalhes das suas consultas com seus psiquiatras ou seus encontros românticos....
tem ainda aqueles que resolvem tomar decisões de suma importância via internet, pra ganhar palco, aplauso.....
os que fazem questão de demonstrar o quanto são felizes em todos os minutos da vida (e quando não são fazem escândalos e passam semanas escrevendo indiretas pra atingir quem os impediu de ser tão feliz)

mas né....os adolescentes e crianças me dão esperança...eles nasceram conectados e aprenderam na marra como sobreviver a isso...

mas falando sério....não é tão difícil assim manter o controle do que se publica ou não....e o primeiro passo é se permitir não publicar....e não...não acho que todos devemos excluir definitivamente nossas contas nas redes sociais e nossos e-mails.....mas juro pra vocês...não é tão complicado passar um final de semana sem o 3g ligado o tempo inteiro....é possível (e até legal) comer sem postar fotos e nossos pais nunca precisaram contar pro mundo cada vez que beijavam alguém....ou cada vez que tomavam banho, iam fazer exercícios ou acordavam cedo pra ir pra aula...

e por experiência própria garanto...é bem bom! 

Nenhum comentário: